sexta, 19 de abril de 2024
Crack nem pensar

> NOTÍCIA >

Publicado em 31/01/2017 09h55

TCE-PB lança programa de sustentabilidade e promove educação ambiental

Projeto incentiva também as boas práticas de gestão na administração pública

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba lançou, nesta segunda-feira (30), o programa sustentável do TCE que tem como objetivo promover educação para a sustentabilidade e estimular, entre os servidores, mudanças de posturas e hábitos que contribuam para preservação ambiental e redução de gastos. Numa segunda etapa, o Programa de Sustentabilidade do TCE-PB prevê, no âmbito externo, incentivar também as boas práticas de gestão na administração pública que promovam a economia sustentável, o uso de energia de fontes renováveis e o equilíbrio ambiental, segundo observou o presidente da Corte, conselheiro Arthur Cunha Lima.

Ao abrir o evento - com a presença de parceiros no empreendimento. (Instituto de Educação Superior da Paraíba -IESP e o SEBRAE), o conselheiro Arthur Cunha Lima, revelou que o TCE já conseguiu uma economia de R$ 215 mil na conta de energia, após trocar lâmpadas por luminárias de LEDs e com o funcionamento da mini-usina fotovoltaica. Ele também anunciou o propósito de abolir, em definitivo, o uso de copos descartáveis nas dependências da Corte.

A substituição já começou, mediante entrega, a cada servidor, e para uso exclusivo no ambiente de trabalho, de um copo biodegradável produzido com fibra de coco. “Não é uma postura sustentável continuar adquirindo, todo ano, cerca de 500 mil copos descartáveis plásticos que demoram uns duzentos anos para se decompor, causando danos ao meio ambiente. A troca significará economia de gastos e ajudar a minimizar a poluição”, justificou o conselheiro. “O ambiente de trabalho também exige uma postura de preocupação ambiental por parte dos servidores”, disse.

Ele destacou que o programa simboliza a contribuição para melhorar não apenas o ambiente de trabalho, a qualidade de vida dos servidores, mas tem valor principalmente por seu efeito pedagógico de estimular a consciência e o envolvimento das pessoas, dos gestores, com os hábitos e as práticas de preservação ambiental.

O lançamento do programa, denominado ‘Todos por Um’ foi marcado pela exibição de um vídeo institucional produzido pela Assessoria de Comunicação do TCE-PB e pela apresentação da campanha visual desenvolvida por alunos do IESP, sob a coordenação dos professores Maurício Fernandes, Daniel Costa e Germana Samara, do Curso de Publicidade.

O conselheiro André Carlo Torres Pontes, que na próxima sexta-feira assume a presidência do Tribunal, parabenizou os alunos e representantes do IESP pela campanha visual, convidando-os a participar de outras iniciativas. Ele reafirmou seu compromisso com programa de sustentabilidade do TCE que terá, conforme assegurou, novas ações e parceiros no biênio 2017/2018.

Em seguida, o auditor de contas públicas Pedro Coelho fez apresentação sobre a experiência do programa de sustentabilidade do Tribunal de Contas de Pernambuco, que combinou ações internas, envolvendo os servidores daquela Corte; e externas, de diagnóstico e monitoramento dos resíduos sólidos em todo estado.

Ele explicou, por exemplo, o foco ao incentivo à alimentação saudável, à prática de exercício físico, ao uso de bicicleta para ir ao trabalho – foram instalados bicicletário e vestiário –, a instalação de secadores automáticos de mãos nos banheiros e campanha para substituição de copos descartáveis. Além, ainda, da implantação do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos, da própria Corte, onde constam, entre outros, coleta de óleo de cozinha e instalação de “papa pilha”.

Na sequência, o auditor de contas públicas Flávio Gondin, dos quadros do TCE-PB, fez apresentação do Índice Ambiental dos Municípios do Estado da Paraíba, demonstrando, entre outros aspectos, que apenas 64 cidades – menos de um terço dos 223 municípios paraibanos – têm um plano municipal de gerenciamento dos seus resíduos sólidos e 158 não fazem coleta seletiva.

O Coral do TCE fez a apresentação de encerramento da solenidade de lançamento, também prestigiada pelo conselheiro Fernando Catão, o conselheiro substituto Antonio Gomes Vieira, o subprocurador Luciano Andrade Farias – do Ministério Público de Contas -, auditores e convidados.

 

Redação com Assessoria


tags
Nenhum resultado encontrado.

Comentar

Bookmark and Share