quarta, 24 de abril de 2024
Crack nem pensar

> NOTÍCIA >

Publicado em 30/05/2018 01h11

MP Eleitoral capacita integrantes para 1ª eleição com recursos liberados na internet

Os desafios da primeira eleição em que está liberado o impulsionamento (investimento financeiro) da propaganda eleitoral na internet foram a tônica da primeira palestra ministrada pelo analista judiciário do TRE/RS Alexandre Basílio Coura, durante o 'Encontro de Promotores e Procuradores Eleitorais – 2018', realizado na segunda-feira, 28 de maio, em João Pessoa (PB). Participaram do evento membros e servidores do Ministério Público, no âmbito Federal e Estadual, que atuarão nas eleições deste ano.

No decorrer da palestra, Alexandre Basílio abordou dificuldades potenciais decorrentes da liberação legal do impulsionamento das campanhas na internet. “Um candidato que impulsiona uma campanha na internet cria um patrimônio virtual e leva consigo até a data das eleições todas as pessoas que interagiram com a sua página” exemplificou o palestrante e prosseguiu: “Se uma pessoa na pré-campanha investe muito nas redes sociais e alcança um milhão de seguidores até a data das eleições, se ele quiser, na véspera do pleito, divulgar uma notícia falsa sobre algum adversário, esse adversário não vai ter ferramenta para contradizer porque não tem seguidores, não tem público. Sem esse patrimônio fica difícil desmentir aquela notícia e isso pode gerar uma repercussão gigantesca no pleito”.

Para Basílio, o maior desafio nas Eleições de 2018 é conseguir uniformizar as interpretações com relação às alterações que foram feitas pela Lei 13.488: “A dificuldade é que a gente depende dos tribunais. Por isso, talvez o que o Ministério Público Eleitoral precise fazer é concentrar a atuação no controle da origem dos recursos financeiros, porque hoje com a interpretação atual as pessoas não estão se preocupando, principalmente as cortes, de onde vem o recurso”, explicou.

 

DF com Assessoria


tags
Nenhum resultado encontrado.

Comentar

Bookmark and Share